Tempo de leitura: 3 minutos
Ervas locais, mediterrâneas ou mesmo exóticas dão o toque final a qualquer prato e garantem um sabor especial graças ao seu aroma. No entanto, as versáteis ervas só podem ser mantidas frescas por um curto período de tempo. Aqui poderá descobrir como fazer as ervas aromáticas frescas terem uma maior durabilidade e os cuidados que precisa de tomar.
Ervas aromáticas no frigorifico
Se você apenas deseja manter as ervas aromáticas frescas por um curto período de tempo, a maneira mais fácil é armazená-las no figorífico. Para fazer isso, primeiro remova as folhas e caules amarelos ou murchos. Em seguida, coloque as ervas aromáticas lavadas num papel húmido ou num pano de cozinha ou mesmo num saco de plástico lacrado. A humidade garante que as ervas aromáticas mantêm o seu aroma e forma por mais algum tempo. As ervas aromáticas armazenadas dessa maneira duram cerca de uma ou duas semanas.
Ervas aromáticas no congelador
Congelar ervas frescas é comprovadamente uma boa forma de armazenar ervas frescas por um maior período de tempo. Aqui, também, é aconselhável retirar folhas amareladas e murchas. Antes de colocar as ervas aromáticas no congelador ou no compartimento do congelador, lave-as e seque-as primeiro. Depois pode cortá-las ou congelá-las como inteiras, dependendo das suas necessidades. A utilização de uma bandeja de gelo é particularmente prático. Coloque aqui as ervas picadas e encha os cubos com um pouco de água. Isto permite-lhe criar porções ideais e descongelá-las individualmente. Alternativamente, pode utilizar sacos de congelação. Praticamente não existem restrições na escolha das ervas aromáticas. Cebolinha, salsa, endro, tomilho, estragão, erva-cidreira, menta e manjericão podem ser preservados particularmente bem desta maneira - por até 10-12 meses.
Congelar alho
Muitos pratos são refinados com o sabor das folhas de alho selvagem. Frescas, no entanto, elas podem apenas ser guardadas por alguns dias no frigorífico. Adicionalmente, esta erva tem uma época muito curta - as folhas apenas podem ser apanhas em Abril e Maio. De forma a poder utilizar esta erva durante todo o ano, aconselhamos a congelá-la imediatamente após a sua colheita. Este procedimento acontece com todas as ervas. Cortadas, colocadas numa bandeja de cubos de gelo ou num saco de plástico, as folhas podem ser armazenadas por até um ano.
Preparando-se para limpar o frigorifico
Antes de começar a limpar, deve primeiro limpar o seu frigorífico e armazenar a comida num local frio e seguro. Quando as temperaturas no exterior forem frias, o jardim, o terraço ou a varanda são adequados. Alternativamente, também pode guardar as suas compras num saco de refrigeração ou um saco com packs de gelo. Depois desligue o aparelho ou retire a ficha da tomada. Deve desligá-lo na tomada, principalmente, se tiver intenção de fazer uma grande limpeza, incluindo descongelação.
Secar ervas aromáticas - A forma tradicional de conservar
Pode prolongar ainda mais a vida das suas ervas aromáticas se utilizar a forma tradicional de processar as ervas - secá-las. Desta forma, elas podem ser guardadas por entre um ano ou dois. Este método é particularmente adequado para ervas com baixo teor de água - tais como tomilho, alecrim, orégãos, lavanda. Embora, secar seja menos adequado para plantas sensíveis tais como agrião ou azeda, uma vez que o aroma não é particularmente preservado aqui. Congelar é melhor neste caso.
Na secagem tradicional, os galhos são pendurados em ramos num local protegido da luz. Na preparação, os ramos e ervas devem ser lavados e, depois, secos de forma cuidadosa com um pano. Pequenos ramos são depois atados com a ajuda de um elástico ou linha e depois pendurados ao contrário num local protegido pela luz. Certifique-se que não há luz solar e que a temperatura da divisão não passa os 40 graus porque, neste caso, o aroma das ervas seria perdido. Dependendo do tipo de plantas, o processo de secagem leva entre uma a duas semanas.
Se demorar muito tempo, também pode secar as saborosas ervas no forno. Coloque as ervas lavadas e enxugadas no forno e seque-as a 30 graus por cerca de três horas. Distribua os ramos e certifique-se que eles não estão em cima uns dos outros. Depois de cerca de metade do tempo, deve virar os ramos. A porta do forno deve permanecer entreaberta durante o processo de secagem. Aqui acontece o mesmo, se as temperaturas ficarem muito elevadas - mais de 40 graus - o aroma e sabor é destruído.
Após secas, as ervas devem ser armazenadas num recipiente protegido da luz guardado num local seco e frio. Pode, por exemplo, utilizar frascos de vidro ou de cerâmica.
Dê as boas-vindas à Whirlpool, desenhada para o seu bem-estar