A etiqueta energética (ou etiqueta EU) tem vindo a fornecer informação sobre a energia e o consumo de água dos eletrodomésticos desde 1996. Esta é necessária por lei e vem etiquetada no produto, tanto em lojas físicas como online. Tem como objetivo mostrar ao consumidor, de forma clara, a eficiência energética de cada produto, para que seja possível fazer uma comparação entre produtos. Uma vez que os eletrodomésticos se têm tornado energeticamente mais eficientes e económicos, existe a vísivel necessidade de se atualizar a etiqueta EU.
A União Europeia emitiu um comunicado sobre a atualização obrigatória da etiqueta energética nas seguintes categorias de produtos:
• Máquinas de lavar roupa
• Máquinas de lavar e secar roupa
• Frigoríficos / Congeladores
• Máquinas de lavar loiça
A partir de Março de 2021, a nova etiqueta energética deverá estar visível em todos estes eletrodomésticos.
A Associação Europeia de Fabricantes (APPLIA) explica todo o processo de revisão, prazos, obrigações inerentes aos fabricantes e retalhistas e ainda a necessidade do novo ecodesign fazer referência à eficiência de recursos e à nova etiqueta energética. Os consumidores apenas irão ter acesso às novas etiquetas nos eletrodomésticos a partir do dia 1 de Março de 2021.
Com o novo design da etiqueta energética, existirão algumas novidades: Será apresentado um código QR nas novas etiquetas energéticas com um link associado à base de dados EPREL.
Aqui encontrará informação útil sobre a etiqueta energética e o produto associado. As classes A +++, A ++ e A + deixarão de ser válidas para o setor de máquinas de lavar roupa.
A nova classe de eficiência energética terá uma escala de A a G.
Como em todas as etiquetas energéticas, também existirá um código QR para as máquinas de lavar e secar roupa, com um link associado para a base de dados EPREL. Aqui encontrará informação útil sobre a nova etiqueta energética e o produto associado.
Para o setor das máquinas de lavar e secar roupa, a classe de eficiência energética também será classificada numa escala de A a G.
O layout completo deste setor de eletrodomésticos será revisto. O sistema de lavar e secar e o sistema de lavar serão apresentados separadamente, cada um com a sua própria escala. Os valores serão, assim, apresentados de forma mais clara.
Como parte do processo de standardização, as classes A+++, A++ e A+ também serão substituídas por uma escala de A a G, nas máquinas de lavar loiça. De acordo com as antigas etiquetas energéticas, a nova classe de eficiência B corresponde aproximadamente à classe A+++ -23%.
Futuramente, o código QR será vísivel em todas as etiquetas energéticas com um link associado para a base de dados EPREL. Aqui encontrará informação útil sobre as novas etiquetas energéticas e o produto associado.
Também existirá um código QR nas etiquetas dos frigoríficos e congeladores, com um link associado à base de dados EPREL. Aqui encontrará informação útil sobre a nova etiqueta energética e o produto associado.
As antigas classes A+++, A++ e A+ não serão válidas no setor de refrigeração e congelação. A nova classe de eficiência energética terá uma nova escala de A a G, sendo que a classe A corresponde à antiga classe A+++ -60%.
Também existirá um código QR nas etiquetas das caves de vinho, com um link associado à base de dados EPREL.
Aqui encontrará informação útil sobre a nova etiqueta energética e o produto associado.