Congeladores

  • Q: Como proteger os alimentos durante uma interrupção da corrente elétrica?

    A:

    Caso ocorra uma falha elétrica, o tempo em que o congelador ficará frio varia. Um congelador cheio fica frio mais tempo do que um congelador parcialmente vazio e um congelador de carne ficará frio mais tempo que um congelador com pratos já cozinhados. Para manter a temperatura fria o mais tempo possível, mantenha a porta fechada. Se o congelador não estiver cheio, pode embrulhar os produtos em papel de jornal para isolá-los mas não se esqueça de remover o papel de jornal quando a corrente volta a estar ligada. Recomendamos que limpe o interior do frigorífico ou do congelador, quando a corrente voltar.

  • Q: O que significa um frigorífico ou congelador ser Total No Frost (Ausência Total de Gelo)?

    A:

    "Ausência Total de Gelo" (total no frost) elimina o gelo que se forma no frigorífico e no congelador propulsando ar frio para reduzir a humidade. As embalagens dos alimentos não ficam pegadas, as etiquetas permanecem perfeitamente legíveis e o espaço de arrumação não é desperdiçado pela formação de gelo. A descongelação nunca ou quase nunca é necessária.

  • Q: Tenho de descongelar o congelador mais frequentemente do que o que indica o manual. Qual será a razão?

    A:

    A borracha do isolamento da porta pode estar gasta. Para comprovar, tente fechar a porta com um papel entre a borracha e o congelador, se não tiver dificuldade em remover o papel, a borracha está gasta.

  • Q: Existem diferentes níveis de consumo de energia. Qual é a melhor escolha?

    A:

    A++, A+ e A oferecem o mais baixo consumo de energia e são melhores para o ambiente e para o seu orçamento.

  • Q: Qual é a melhor maneira de limpar o meu frigorífico?

    A:

    Limpe os compartimentos do frigorífico e do congelador mais ou menos uma vez por mês para evitar a formação de odores. Limpe os derrames imediatamente. Desligue o frigorífico ou retire a ficha da tomada. Remova todas as partes móveis, tais como prateleiras, gavetas, etc. Limpe manualmente, enxague e seque cuidadosamente as partes móveis e as superfícies interiores, usando uma esponja limpa ou um pano suave com um pouco de detergente diluído em água quente. Não utilize detergentes abrasivos, tais como os produtos de limpeza para os vidros, esfregões, produtos de limpeza inflamáveis, ceras de limpeza, detergentes concentrados, lixívia ou produtos que contêm petróleo nas partes interiores de plástico, nem na contra-porta ou na junta. Não utilize toalhas de papel, esfregões ou qualquer outro utensílio áspero. Estes podem riscar ou danificar o material. Para remover os odores, pode limpar as paredes interiores com uma mistura de água quente e bicarbonato de sódio (26 g. para 0.95L de água).
    Limpe as partes exteriores em aço inoxidável e em aço pintado com uma esponja limpa ou um pano suave e detergente diluído em água quente. Não utilize detergentes abrasivos ou esfregões. Seque cuidadosamente com um pano suave. Para uma maior proteção contra os danos das partes exteriores em metal pintado, aplique uma cera própria para os mesmos com um pano limpo e suave, evitando as partes de plástico.

  • Q: Qual a temperatura ideal para o meu frigorífico e para o meu congelador?

    A:

    É aconselhável uma temperatura média de 3 ou 4 ºC, com um limite mais baixo de 0 ºC e mais alta de 7ºC. A 7ºC, os alimentos deterioram-se mais rapidamente.

  • Q: O congelador trabalha como deve ser se estiver muito frio ou muito calor na habitação onde for colocado?

    A:

    A temperatura deve ser adequada, não deve estar por baixo dos 4ºC ou acima dos 38ºC para que o aparelho funcione corretamente. Se a temperatura estiver abaixo dos 4ºC, o termóstato pode não permitir que o aparelho funcione. Quanto mais quente o ambiente estiver (acima dos 38º C) maior será o esforço do congelador e menor será a sua eficiência.

  • Q: O que significam as luzes do congelador?

    A:

    A luz VERDE indica que o aparelho está ligado à corrente. Em conjunto com o botão, a luz LARANJA indica que a função Congelação Rápida está ativada. A luz VERMELHA é um alerta de subida de temperatura na cavidade do congelador.

  • Q: Porque é que o meu congelador congela demais?

    A:

    Se num curto período de tempo se formam grandes quantidades de gelo, deve verificar o seguinte:

    • Certifique-se que a função Congelação Rápida está desativada.
    • O termostato não deve estar nos valores extremos.
    • Certifique-se que a porta está bem fechada ou que o conteúdo do congelador não está a prender a porta.
    • Certifique-se que a borracha da porta está em boas condições e que está em contacto com a cavidade do congelador em todos os pontos.